domingo, 28 de outubro de 2018

Bósnia 2018

Guião das Fotos:

A viagem começa a caminho do aeroporto de Madrid. Na auto-estrada, passando ao lado de um Mausoléu que guardava um ditador (Franco).
A Figura maior de uma Guerra Civil serve ironicamente e não intencional de ponto de partida para um país que foi dilacerado pela guerra civil mais sangrenta e mais recente na Europa.

[Este ano (Outubro de 2019) o ditador foi removido do mausoléu pelo PSOE, sob forte polémica e oposição de diversos sectores. A sua marca na política espanhola mantém-se, com os partidos à direita tímida ou declaradamente Franquistas.
80 anos após a guerra civil a paz está por fazer. A democracia vai andando, aos soluços.
Nos últimos 4 anos tiveram 4 eleições. E à data (2019) ainda não conseguiram entendimentos para formar um governo, com os resultados das últimas que decorreram a 10 de Novembro.]


O motivo da viagem: a conferência AgroSym decorreu numa estância de esqui, em Jahorina, a 35 km de Sarajevo.

Esta incluiu uma viagem de teleférico num dos intervalos de almoço e um dia de visita a Višegrad, que tem um parte (Andrićgrad) construída pelo músico e realizador de cinema Emir Kusturica, para ser cenário de um dos seus filmes.
Na cidade onde passa o rio Drina, que foi tema do escritor Ivo Andrić (Nobel da Literatura 1961), consta ainda ainda uma estátua ao famoso inventor Nikola Tesla.

Saraievo tem já muitos edifícios modernos, de hotéis ou bancos. Mas ainda persistem alguns na beira rio, voltados para as montanhas, com marcas de balas e obuses da guerra civil que fragmentou a antiga Jugoslávia, convertendo-a em vários estados, dos quais a Bósnia-Herzegovina é um deles.
Este, por ser o mais multi-étnico (católicos-croatas, ortodoxos-sérvios, muçulmanos-bósnios) foi onde os confrontos foram mais violentos e sangrentos.

O cerco a Saraievo durou 1425 dias, o mais longo da história da guerra moderna, mais do que os 900 dias de cerco a Leningrado (S. Petersburgo) na 2ª Guerra Mundial.

A cidade das 3 religiões, ou Jerusalém do Ocidente, tem mais para contar.
Voltarei aqui em 2019.

Fotos: https://link.shutterfly.com/7W9MRmzIH1

Sem comentários: